A economia brasileira está em transformação e, consequentemente, ela irá se refletir nas empresas e em seus negócios. Da mesma forma a revolução digital vem transformando o modo de se fazer negócios e impulsionando novas tecnologias de automação para o mercado.
As soluções tecnológicas mais avançadas permitem a redução de custo operacional, o envolvimento de todas as pessoas e processos sob um mesmo fluxo de colaboração, incluindo o acesso de dados de qualquer lugar, o compartilhamento de informações, resolução de problemas, tomada de decisão etc. Quanto mais ágeis e eficientes forem as empresas, os clientes serão melhor atendidos e ficarão mais satisfeitos, contribuindo inclusive com sua fidelização.
Como tendências na era digital, com foco na inteligência da informação, destacamos para reflexão a Cloud Computing, Data Analytics, Internet of Things, Governança de Dados e a necessidade de Reestruturação dos Organogramas para enfrentar estes novos desafios.
Cloud Computing
A Computação em Nuvem (ou Cloud Computing) é um sistema de processamento de dados formado por servidores com capacidade robusta que permite o acesso às informações e a execução de tarefas pela internet de diferentes lugares, dentro ou fora da empresa.
Um sistema flexível que permite com que as empresas possam ampliar seus negócios com significativa redução de custos e aumento de produtividade.
Com Cloud Computing não é necessário ter uma estrutura fixa de servidores com capacidade de computação pré-determinada.
O uso do processamento varia de acordo com a necessidade momentânea de cada tarefa, tornando-se uma excelente ferramenta de sustentabilidade e gestão do ambiente de guarda, uma vez que, se bem administrado, possibilita redução de riscos de perda de evidências guardadas em documentos ou pela falta de backup físico de dados.
O uso de tecnologia em nuvens possibilita às empresas criarem um ambiente inteligente de armazenamento de informações, com observância, evidentemente, de todos os protocolos de sigilos e confi dencialidade, assim como as regras internacionais de gestão e armazenamento.
Data Analytics
As empresas, de diversos portes e segmentos, vêm empregando ferramentas de análise de dados (ou Data Analytics) para apoio estratégico, adquirindo insights valiosos acerca das tendências de todos os tipos de mercados, como comportamento de consumidores, disponibilidade de candidatos à vagas de emprego e melhoria da eficiência na produção, como aprimoramento do controle de gastos e as revisões de tarefas.
O processo de analisar dados com propósito específico é a grande revolução que vem tomando conta do mercado.
O cruzamento analítico de grandes volumes de dados oriundos de diversas plataformas, estruturadas ou não, que são coletados, armazenados e interpretados sem interferência humana e com maior grau de assertividade, permite entender o comportamento de certos fenômenos não identificados ou compreendidos, facilitando a tomada de decisões mais precisas e em tempo real, sobretudo, antes da concorrência.
O uso e a analise maciça de dados é um caminho sem volta.
A redução de riscos e o resultado de testes sobre milhares de transações, sem a necessidade de extração de uma amostra, geram credibilidade, maior visão estratégica e melhor dimensionamento das atividades de controles. No entanto, é preciso ter infraestrutura suficiente para armazenar e processar estas informações, o que pode ser um grande desafio devido ao tamanho e evolução dos dados.
Internet of Things
A “Internet das Coisas”, ou Internet of Things (IoT) é um conjunto de novas tecnologias que conectam objetos do dia a dia com a internet e fazem com que eles se comuniquem mutuamente, criando funções novas e aumentando a praticidade de funções prévias.
A internet das coisas é uma realidade em evolução. Sua intensificação permite que vários dispositivos passem a ser geradores automáticos de dados, coletando informações relevantes sobre os interesses, necessidades e comportamento dos usuários de aplicativos e programas; então, estes dados são usados para oferecer melhores soluções especificamente adaptadas para cada usuário, melhorando a experiência individual do serviço.
Por sua vez, o usuário tem maior acesso prático à informação, seja por leitores ópticos, leitores de códigos de barras ou QRCodes, que eliminam a necessidade de digitação, o que eleva o ambiente de gestão das empresas à outro patamar.
Governança de Dados
Não se pode perder de vista que a tecnologia é, em essência, uma ferramenta auxiliar, jamais o tópico principal. Ela serve para ampliar e primorar as oportunidades de negócios.
As novas tecnologias e o ambiente de inovação proporcionam grandes reflexões e preocupações, referentes à propriedade de dados, integridade de informações e privacidade. Então, um processo robusto de governança de dados se torna importante, visando a prevenção e detecção de fraudes.
Reestruturação dos Organogramas
Independentemente de suas áreas de atuação, as empresas precisam reestruturar seus organogramas, redimensionar seus recursos humanos e repensar as novas estratégias.
As ferramentas tecnológicas existem para suprir lacunas do dia a dia, fazer o tempo render, e otimizar recursos e informações. É necessário buscar as ferramentas certas para as suas expectativas e necessidades.
As inovações tecnológicas e a automação dos processos estarão cada dia mais presentes na gestão das empresas. O foco que devemos ter está na utilização da informação para tomada de decisões acertadas para garantir perenidade às organizações.
Fonte: BGC | 1902
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